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OS RITMOS ESCOLARES

Early years education: Sweden versus the UK Part 2 (of 3)

Secondary Maths - The Human Factor

Secondary Maths - The Human Factor
A ESCOLA NA FINLÃNDIA

Secondary Maths - The Human Factor

A PRÉ ESCOLA NA SUÉCIA...EXACTAMENTE COMO CÁ....

DISCIPLINA NA SALA DE AULA

CARREIRAS DOS PROFESSORES DO ENSINO EM ESPANHA, FRANÇA, ALEMANHA, REINO UNIDO E DINAMARCA

INFORMAÇÕES SOBRE CURSO CEF



Cursos de Educação e Formação de Jovens (CEF)

O que são?

Os Cursos de Educação e Formação (CEF) são uma oportunidade para poder concluir a escolaridade obrigatória, através de um percurso flexível e ajustado aos seus interesses, ou para poder prosseguir estudos ou formação que lhe permita uma entrada qualificada no mundo do trabalho. Cada curso corresponde a uma etapa de educação/formação (desde o Tipo 1 ao Tipo 7) cujo acesso está relacionado com o nível de habilitação escolar e profissional já alcançado. No final de cada etapa obterá uma qualificação escolar e profissional.
Independentemente da tipologia, todos os CEF integram quatro componentes de formação:
Sociocultural;
Científica;
Tecnológica;
Prática.
Para quem?
Os CEF podem ser indicados para si se se encontras nas seguintes condições:
idade igual ou superior a 15 anos;
habilitações escolares inferiores aos 6, 9º ou 12º anos ou o 12º ano de escolaridade já concluído;
ausência de qualificação profissional ou interesse na obtenção de uma qualificação profissional de nível superior à que já possui.
Duração:
A duração dos cursos varia entre 1020 e 2276 horas, dependendo da escolaridade de acesso. Consulte
aqui os vários percursos de formação em função das habilitações de acesso, bem como a respectiva duração do curso.
Certificação:
A conclusão de um CEF, com total aproveitamento, confere uma certificação escolar equivalente aos 6º, 9º ou 12º anos de escolaridade ou ainda um certificado de competências escolares e uma qualificação profissional de nível 1, 2 ou 3.
A conclusão de cada ciclo de formação permite que prossiga estudos e obtenha formação nos níveis seguintes:
a conclusão de um CEF Tipo 1 permite o ingresso no 3º ciclo do ensino básico;
a conclusão de um CEF Tipo 2 ou 3 permite o ingresso num dos cursos do nível secundário de educação:
desde que cumpra o curso de formação complementar, caso queira continuar nesta modalidade de educação e formação;
desde que realize exames nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, caso optes por um curso da modalidade geral de educação.
a conclusão de um CEF Tipo 4 permite o prosseguimento de estudos num CEF Tipo 5;
a conclusão de um CEF Tipo 5, 6 ou 7 permite o prosseguimento de estudos:
num Curso de Especialização Tecnológica, numa área de estudos afim;
num curso de nível superior, desde que cumpras os requisitos constantes do regulamento de acesso ao ensino superior.
Onde são ministrados?
Estabelecimentos do ensino público;
Estabelecimentos do ensino particular e cooperativo;
Centros de Formação Profissional do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP);
Outras entidades formadoras acreditadas.
Para conheceres a rede e obteres informação sobre os cursos em funcionamento, consulta o Guia de Acesso ao Secundário em
www.novasoportunidades.gov.pt.
Legislação:
Despacho Conjunto nº 453/2004, DR 175, SÉRIE II, de 27 de Julho - Regulamenta a criação de Cursos de Educação e Formação com dupla certificação escolar e profissional, destinados preferencialmente a jovens com idade igual ou superior a 15 anos
Rectificação n.º 1673/2004, SÉRIE II, de 7 de Setembro - Rectificação do despacho conjunto nº 453/2004
Despacho-Conjunto n.º 287/2005, DR 65, SÉRIE II, de 4 de Abril - Regulamenta as condições de acesso às provas de avaliação sumativa externa e sua certificação para prosseguimento de estudos e define os modelos de certificado, de acordo com o estabelecido nos nº 1,2,3 e 6 do artigo 18º do despacho conjunto nº 453/2004, de 27 de JulhoO Despacho normativo n.º 29/2008, de 5 de Junho, introduziu alterações ao Despacho normativo n.º 36/2007, de 8 de Outubro, que regula o processo de reorientação do percurso formativo dos alunos entre cursos do nível secundário de educação abrangidos pelo Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março. As alterações introduzidas procuraram aperfeiçoar os mecanismos de reorientação existentes - sobretudo através da adopção de soluções mais flexíveis e de um reforço da diversidade da actual oferta formativa do nível secundário de educação - incidindo, essencialmente, sobre: (i) o apuramento da classificação de disciplinas, nos regimes de permeabilidade e de equivalência;(ii) a frequência de um curso do nível secundário de educação após a conclusão de um outro; e(iii) a creditação de módulos concluídos com aproveitamento no curso de origem. Para um melhor esclarecimento e a devida apropriação das alterações introduzidas pelo Despacho normativo n.º 29/2008, de 5 de Junho, os serviços da Agência Nacional para a Qualificação, I.P. (ANQ, I.P.) e da Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC) elaboraram conjuntamente um Documento Informativo sobre este assunto.

Nuno Crato põe fim aos planos de recuperação dos alunos no ensino básico NOVO NOVO NOVO...

Nuno Crato põe fim aos planos de recuperação dos alunos no ensino básico

As habituais reuniões de início do 2.º período entre directores de turma e pais vão ser diferentes já em Janeiro. Pela primeira vez desde 2006, não serão apresentados os planos de recuperação que os professores eram obrigados a traçar para os alunos do ensino básico com más notas no final do 1.º período.
Um despacho do Ministério da Educação e Ciência (MEC), já enviado para publicação em Diário da República, a que o PÚBLICO teve acesso, põe fim não só aos planos de recuperação, como também aos de acompanhamento, destinados a alunos que chumbaram no ano anterior.
Estes planos, introduzidos por Maria de Lurdes Rodrigues, têm sido contestados por professores devido à "carga burocrática" que acarretam e à sua fraca utilidade. Nomeadamente os planos de recuperação também foram alvo de críticas por parte de pais e investigadores, por em muitos casos traduzirem uma "desresponsabilização" da escola.
Os também chamados planos das "cruzinhas" são um inventário das dificuldades demonstrados pelos alunos, acompanhado por medidas destinadas a superá-las cuja execução é da responsabilidade da escola, do encarregado de educação ou do aluno. Frequentemente a maior parte das cruzes alinhavam-se nas colunas destinadas aos pais e aos alunos. Estes planos eram definidos nas reuniões do Conselho de Turma do final do 1.º período, que terão lugar dentro de dias. O despacho do MEC determina que tal já não acontecerá.
Acompanhamento pedagógico
Em sua substituição, o MEC quer agora que escolas e professores estejam aptos a implementar planos de acompanhamento pedagógico "em qualquer momento" em que um aluno revele dificuldades no seu percurso escolar. O que poderá acontecer muito antes do início do 2.º período. Segundo o novo despacho, estes planos podem concretizar-se através das medidas de apoio já elencadas no diploma que consagrou a revisão da estrutura curricular do ensino básico, aprovado em julho. Entre elas destaca-se a possibilidade de constituição temporária de turmas com alunos com o mesmo nível de dificuldades. A duração destes grupos dependerá "das necessidades dos alunos".
O novo despacho sobre avaliação estende também aos alunos do 6.º ano a possibilidade, já anunciada para os do 4.º, de repetirem o exame final caso chumbem na primeira prova. Para o 6.º ano esta medida só será implementada no próximo ano letivo. Os do 4.º já poderão beneficiar dela em junho. Estes alunos terão um período de acompanhamento extraordinário já depois do final do ano letivo e até à realização da 2.ª fase das provas finais. Os pais podem prescindir deste acompanhamento.
Por outro lado, o MEC recua agora numa das suas medidas emblemáticas. Depois de, em abril, ter determinado que os alunos chumbados por faltas ficavam impedidos também de tentar a sorte nos exames, ficando assim automaticamente retidos, o ministério volta ao regime que vigorava até então. Estes estudantes poderão realizar os exames finais do 2.º e 3.º ciclos desde que anulem a matrícula e se apresentem como autopropostos. Para as disciplinas não sujeitas a exame, que são a maioria, poderão concluí-las através da realização de provas de equivalência à frequência.
Estas provas, que passarão também a ser realizadas no final do 2.º ciclo, podem ser ainda feitas por alunos do 6.º e do 9.º anos que não tenham tido aprovação na avaliação final do 3.º período. Esta possibilidade já existia no 9.º ano, mas apenas para alunos que nessa altura já estivessem no limite da idade da escolaridade obrigatória, que agora é de 18 anos. Esta condição não é evocada pelo MEC.
Progressão mais rápida
O despacho sobre as novas regras de avaliação dos alunos do básico prevê ainda "casos especiais de progressão" tanto para estudantes excecionais como para aqueles que tenham chumbado.
No primeiro caso os estudantes poderão fazer o 1.º ciclo em três anos em vez dos quatro habituais e voltar a transitar uma única vez antes do final do ano lectivo durante o 2.º e o 3.º ciclo. Quando um aluno chumbe num dos anos não terminais destes ciclos, mas demonstre ter adquirido os conhecimentos requeridos, poderá também beneficiar de "uma progressão mais rápida nos anos lectivos subsequentes à retenção", de modo a que possa concluir o ciclo sem atrasos e evitando-se assim os desfasamentos etários, que são hoje uma das marcas de muitas turmas.
A decisão sobre estes casos "especiais" compete aos conselhos pedagógicos das escolas e depende da concordância do encarregado de educação do aluno e dos pareceres do docente de educação especial ou do psicólogo escolar.
Também é introduzida uma prova extraordinária de avaliação por disciplina destinada a alunos que apenas tenham frequentado as aulas durante um período, devido a "doença prolongada ou impedimento legal devidamente comprovados". E há novidades no que respeita à certificação da avaliação.
Para além do diploma de conclusão do básico, o aluno terá direito a um certificado com todas as disciplinas concluídas e respetivas classificações finais, bem como as classificações que obteve nas provas finais de ciclo. Este documento deve ainda discriminar "todas as atividades extracurriculares desenvolvidas pelo aluno, designadamente as realizadas no âmbito de ações de voluntariado". Até agora só a pedido do aluno ou do pai, e apenas para efeitos profissionais, é que apareciam as classificações finais no certificado de conclusão do básico.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

School Image: Expectations & Controversies







Rewritten from parts of Chapter 2 in Gary K. Clabaugh & Edward G. Rozycki

Understanding Schools: the foundations of education Harper & Row 1990.

   

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Related Article:

The School as Organization

RETURN

edited 2/10/09

CONTENTS

Three Images of the School
The Moral Community: school as temple

The Production Unit: school as factory

The Political Arena: school as town meeting

Comparing the Images

School Images: costs and benefits
Schooling in the United States is an enterprise that has long been fraught with disagreement. Controversies have persisted in the face of concerted effort by intelligent people to address them. People disagree as to what schooling should be because they have different expectations of the school. These expectations can be understood in terms of their having three different images of the school, the Temple , the Factory and the Town Meeting. Conflicting images generate conflicting expectations. Conflicting expectations maintain school controversies. Let's look at this more closely.

Three Images of the SchoolThe most common complaint that teachers make of students is that they lack interest in their studies1 But techniques of motivation have been known since antiquity. Why don't schools use torture chambers or brothels to provide motivation? The great majority of us would agree that it's immoral to do so.

Some school districts pay certain students to attend school. This is often objected to as improper. But why is it done? It's effective in getting them to attend.

A large school district threatened to discontinue football on the grounds that it was too costly per student to justify it over educational necessities such as reading and summer school. Powerful members of the community prevailed on the superintendent to change his mind. He did, after extracting from them pledges of substantial financial support. But why not just drop the football? It would have been impolitic.

At a school board meeting of the Springfield, Montgomery County, Pennsylvania School District held in 1992, parents described the kind of superintendent they wanted to replace the one then retiring. Here are some of the descriptions offered by various community members: "strong leadership," "child-focussed," "focus on the future," "team-builder," "responsive to the needs (of children)," "someone who is proactive," "knows right from wrong," "can get all the constituents together," " employs interactive management," "should recognize students as individuals that require undivided attention." If we assume that God was not applying for the position we can appreciate how very demanding and possibly conflicting these characteristics might be in a single individual. But these characterizations are not merely some hodge-podge. They focus about three points, forming constellations of expectations we will call expectations models of the school.


What is the school that people worry about its being moral and effective and politic, often all at the same time? It is a very complex organization and it is often best to approach complexity through piecemeal simplicity. Better to ask, what is the school like? A school is like a church or temple. A school is like a factory. A school is like a town meeting, a political forum where different interests meet to trade off support on common means to ends they may not share. But the school is different from all these in being complex enough to incorporate them all in itself, albeit with difficulty. We will see that because the school is perceived as different things by different people, their expectations are different. Because certain images of the school are preferred by some, others by others, consensus on school issues can be hard to find. Controversy is the norm in education.


The Moral Community: School as Temple

Men, if they do not learn, will never know what is proper

--- Chinese Proverb

The most ancient and still most common image of the school is as a moral community, a temple of learning.2 . In our pluralistic society this image captures for many the breadth and depth of consensus hard to find in the multiple and shifting associations of our daily lives. As a temple, the school's primary function is nurturant and formative. The principal is the moral leader, a high priest. Teachers are clergy. Students are novices being inducted into the order. What is studied is good; what is ignored is ignoble. What the teacher or principal tells you, you do. The rules of the school are sacrosanct; authority is unquestioned. Success is acceptance as a properly educated person; a kind of character formation. Infractions are moral evils, a kind of sin.


This depiction is exaggerated but captures what many parents and students expect of the school3 A study of parent expectations in middle schools indicates the top five of nine in rank order are:


- Children should be physically and psychologically safe.

- Each child should know an adult well enough to confide in.

- The school should be concerned that students have "constructive" friends.

- The school should get kids involved in activities.

- Kids should have enough good experiences to want to return the next day.

Their next four expectations were that the middle school should prepare a student for high school, it should keep parents informed, it should make parents feel welcome and it should teach parents about adolescent behavior.

Clearly the parents conceive of the school as a "normative community" where "proper" nurturance is provided. There seems to be less concern on the parents' part for what the kids might want to do, since the school is to monitor their friendships and get them involved in activities. (Every educator encounters this demand sooner or later: "Make the kids do what I think is proper, but keep them happy in the process.")

The image of the school as moral community is reinforced in a variety of ways. Sports letters, pins and honor codes are used to bolster community4 The most efficient techniques of testscore maximization are condemned as cheating. Gossip about faculty is of particular interest and can lead to their dismissal. The most effective teacher can be fired for moral turpitude;5 indeed, it has been character, not knowledge, upon which hiring and firing faculty has traditionally been based.

The Production Unit: School as Factory

In a productive organization, the management must determine the order and sequence of all of the various processes through which the raw material or the partially developed product shall pass, in order to bring about the greatest possible effectiveness and economy; and it must see that the raw material or partially finished product is actually passed on from process to process, from worker to worker, in the manner that is most effective and most economical"

----- John Franklin Bobbitt 6

The factory model of the school, like the temple, does not permit questioning its basic authority. Its values and goals are preordained. What differs however is that where the main concern of the temple is propriety, the main concern of the factory is efficiency. Accordingly the roles played by various participants are interpreted differently.


The principal is CEO or production manager — “instructional leader” to use a term very much in vogue. Teachers are workers or foremen to students’ being, respectively, raw material or workers. Success is judged by testing outputs. Infractions are dealt with because they impede production.

School people tend to prefer the factory model, particularly administrators, as it ties into newer scientific traditions7 In the study cited below 552 secondary principals provided data for a survey compiled to determined whether what principals did matched what they preferred to do. In chart 1 ten tasks are organized so that they go from practices characteristic of a moral community leader to practices of the director of a productive unit8 The numbers indicate the actual rank of these activities in the principals' daily routine and the rank the principals desired they have


The Actual vs. Desired Rank of Principals' Duties


Moral Rank Principal's Duties Actual Rank

Desired Rank


1 Self-Evaluator 10 10

2 Disciplinarian 2 9

3 Staff Selector 9 3

4 Teacher Evaluator 3 5

5 Morale Builder 7 6

6 PR Facilitator 6 7

7 Curriculum Supervisor 8 2

8 Instructional Supervisor 5 1

9 Public Services.Coordinator 4 8

10 Program Adminstrator 1 4

chart 1


From the chart it seems that neither the actual nor desired rank of the principal's daily activities corresponds clearly to that of either a moral leader or the CEO of a productive organization. Certainly, discipline is a moral task of high order. But is not desired by the principals, even though it is an high frequency actual task. Also confusing is the fact that principals want to select teachers, but not to evaluate them? And they neither want to nor are often required to do selfevaluation. What this all likely indicates is the deep conflict and confusion that the different images create in expectation and judgment9


A particularly poignant conflict between the two models arises in the problem of discipline: should it be effective or fair? Effectively changing behavior for many students may require a wide range of very different treatments, individualized to the student. But is it fair to inflict widely different consequences for the same type of offense? The moral community demands fairness and leaves one vulnerable to criticisms of ineffectiveness. The productive unit requires effectiveness, running the risk of accusations of brutality, favoritism or overindulgence.


The expectations of the school as temple vs. those of the school as factory create many, many conflicts10 Even more tension is introduce by a third aspect of schooling: the marketplace, or school as political arena.


The Political Arena: school as town meeting

If teaching or managing schools were certain, clear, and straightforward tasks, then educators could find a haven in a professional culture or technology. But education is an indeterminate enterprise. Its purposes and technologies are unclear. Its goals are diverse, diffuse and disputed among various stakeholders.

-- Deal & Wiske 11


It is upsetting to many people to think of the school as a Town Meeting (a political "marketplace," as economists understand the term). In such a forum, morals count for little, perhaps, at best, to create confidence about promises. What really matters are knowledge, position and power. Negotiation is the process but which concerns are dealt with and appeals to morality or efficiency are just part of this process. Again, this is an idealization that seldom appears full bloom in the real world. But there are unmistakable signs that schools function to some extent as does a Town Meeting.


Unhappy as people may be with the image of the school as a political forum, every parent, indeed, every citizen expects that school procedures and processes will be open to negotiation for their sake. Parents expect to be able to take their children with them on trips during the school year without the children suffering penalty for missing classes. They press principals to rescind suspensions or expunge disciplinary records. Community personages expect to be able to drop in for visits. Local committeepersons expect to be able to negotiate a use of school space for political purposes, etc. Teachers see less of this than principals, but it happens frequently. The expectation that the school will allow for negotiation defines the Town Meeting image of the school.


How would we understand the roles of different people under the Town Meeting image? The principal is the representative of an interest group: administration. An individual teacher represents teachers. A student, students. Each is a negotiator for the goals of his or her special interest group. Success under this model is judged by having and maintaining power: control of available resources. There are no infractions — right and wrong have no substantial meaning — only occasions for renegotiation.


David Hogan identifies four types of political issues in education: 12

- structural issues, e..g. differentiated vs. vocational education, unionization, professionalization;


- human capital issues, e.g. conflicts among parents for school benefits for their children;


- cultural capital issues e.g. conflicts over curricular content or textbooks;


- displacement politics, e.g.schools becoming involved in outside conflicts.


So uncomfortable are people with the political aspect of schooling that they will recast the above conflicts as moral or technical problems. So it is that teachers debate the merits of vocational education and professionalization, arguing from technical considerations. Parents will argue that their children have special needs that entitle them to a larger share of the schools resources. Pressure groups will worry curriculum and book selection committees about the truth and morality of their decisions.


Political issues do have associated moral and technical arguments worthy of consideration. But it is not on the basis of a consensus on moral or technical agreements that these issues are decided, but rather by other processes, e.g. court suits, convincing state education commissioners, securing legislation from sympathetic representatives, etc. This is why they are political, rather than moral or technical issues.


The very nature of the political process poses problems for the teacher. Harry Broudy captures this dilemma cogently13


Especially awkward for the public schools are the accounts of the civic and political process. Political action in all societies, but certainly in a democratic one, is suffused by a selfserving rhetoric. This is only to be expected because the rhetoric is intended to persuade the body politic to feel and vote in one way rather than another. Sophisticated adults understand this and discount a good deal of it, but young children may not. The school operates on the principle that it must reinforce the ideals the community professes and not the behavior that it tolerates. Yet it is difficult to keep up the pretense that the behavior of officials, elected and appointed, does not violate professed ideals. For one thing, the mass media are exposing the pretense daily; almost hourly. The peccadillos of politicians become media events. How much of this can the school teach as part of the social studies or social science curriculum? How does a junior high school social studies class handle Watergate?

Let's examine now the three images for contrast and comparison.

Comparing the Images

To review, we can contrast and compare the three images of the school in Chart 2.


IMAGES OF THE SCHOOL

Image Temple Factory Town Meeting

Role, Item

Principal High Priest Production Manager Negotiator

Teacher Clergy Worker Negotiator

Student Novice Raw Material Negotiator

Basis for Decision Morality, Propriety Efficiency Power

Success Attaining Intrinsic Goals Achieving Output Quotas Maintaining Power

Infraction Immorality Inefficiency (inapplicable)

Chart 2

As we compare the three columns we can begin to understand how people with different images of the school might find it hard to agree on both ends and means in schooling. What makes for even greater difficulty is that people carry around a bit of each image of the school in their heads and are not aware of the potential for conflict the differences between them produce. Consider, for example, the way discipline might be conceived of under the different images. For the Temple, infractions are a moral affront; discipline is conceived as morally uplifting. For the Factory, infractions undercut efficiency; discipline is a kind of technical correction. At the Town Meeting it is not clear what kind of behavior is critically undesirable. Such political arenas are notorious for undisciplined displays of behavior.


Which image is the right one for the school? It depends upon what benefits we are looking for and what costs we are willing to bear. Our effort is give you the relevant data and methods of evaluation so you can develop an informed answer to such a question.


School Images: costs and benefits

Studying all of a school at once is virtually impossible. One inevitably looks at pieces and then seeks to put them together. The results are neither fully satisfying nor completely accurate. They are an approximation of reality.


--- John Goodlad, A Place Called School 14


What is the school really? What should it be? A moral community: a temple, a monastery, fraternity or sorority? Is it a productive organization: a factory, a workshop, a basketball team? Or even a political marketplace: a town meeting, a freeforall, a jungle? In some ways, the school is a bit of all of these, but none of these in its entirety.

What is important is not coming up with some general characterization about schools, but understanding schooling. How can we understand what goes on in and about schools.? What gives us a handle on dealing with the complexities of schooling? These are the important questions and their answers are the tools we are searching for.

In Chart 3 we find an array of benefits and costs we can associate with each of the models of the school.

Three Images of the School: Some Costs and Benefits

Moral Community: "Temple" Productive Organization: "Factory" Political Marketplace: "Town Meeting"

Benefits:

Clear Authority


Sense of Community


Personal contact

Ends control means

Role models are available

Sense of unity

Power can be confronted

Deep Consensus

Given goals, clear measures of costs and benefits


Impersonality of decision


Technology is applicable


Means can be optimized

Deep Consensus

Moral equality

Changeability


Responsiveness


Broad Consensus



COSTS


Castes develop:

-- leaders vs followers

-- in-group vs outcasts

Domination

Nepotism

Stereotyping

Suppression of dissent, variety

Power disguised

Narrow Consensus

Disputability of Goals

Alienation

Avoidance of Ethical Issues

Roles defined: planners, doers

Narrow Consensus

Power tends to dominate

Instability

Frivolousness

Shallow Consensus

Chart 3

Each of the images of the schools we have seen has its attractions and its drawbacks. The tightknit moral community of the Temple, like that of the family, offers security and a sense of belonging. But it can stifle individuality and produce pecking orders unable to be challenged. A technically skilled teacher may have little ability to relate to the concerns of his or her students. The very impersonality that the Factory celebrates may alienate children from the schooling process. The political power game of the Town Meeting is exciting, but you have to watch your back. Also, the educational nostrums proposed in the political sphere often strike both parents and teachers as frivolous. So we see that the three images compete and conflict. And it is in the pursuit of the benefits and the avoidance of the costs of each model that the dynamics of schooling are to be found.

Citations

1. John Goodlad, A Place Called School (New York: McGraw-Hill, 1984) pp. 71-75

2. William Cutler III, "Cathedral of Culture: the Schoolhouse in American Educational Thought and Practice since 1820," History of Education Quarterly, Vol.29, No. 1 (Spring 1989)

3. James P. Garvin, "What Do Parents Expect from Middle School Levels?" Middle School Journal, Nov 1987, pp. 3 - 4.


4. "West Point Honor System Faces Study After Expulsion Furor," New York Times, June 19, 1988, p.A1.

5. See "No Tie, No Job, Veteran Teacher Told," News & Trends, American Teacher, Vol. 3, No. 7, (April 1989) p.3

6. John Franklin Bobbitt, "The Supervision of City Schools: Some General Principles of Management Applied to the Problems of City School Systems," Twelfth Yearbook of the National Society for the Study of Education , Part1 (Bloomington, Ill: 1913) p. 96.

7. See Raymond E. Callahan, Education and the Cult of Efficiency (Chicago: Univ. of Chicago Press, 1962) especially Chapter 4, "American Educators Apply the Great Panacea."

8. Robert T. Krajewski, "Secondary Principals Want to Be Instructional Leaders," Phi Delta Kappan, Sept 1978, p. 65.


9. See Joseph Berger, "New York's Principals Tell Why They 'Break the Rules,'" New York Times Feb 21, 1989, p.B1.

10. See Stanley M. Elam, "Differences Between Educators and the Public on Questions of Education Policy," Phi Delta Kappan, Dec. 1987, pp. 294-298. See also Linda M. McNeil, "The Contradictions of Control, Part 1: Administrators and Teachers." Phi Delta Kappan, Jan 1988, pp. 333-339.

11. Terrance Deal & Martha Stone Wiske, "Planning, Plotting and Playing in Education's Era of Decline," Chap. 23 in J. Victor Baldridge and Terrance Deal, The Dynamics of Organizational Change in Education (Berkeley, Calif: McCutchan, 1983) p. 452.

12. David Hogan, "Education and Class Formation: the peculiarities of the Americans," in Michael W. Apple (ed.) Cultural and Economic Reproduction in Education: essays on class, ideology and the State (Boston: Routledge & Kegan Paul, 1982) 52-53.

13. Harry S. Broudy,Truth and Credibility: the citizen's dilemma (New York: Longman, 1981) p. 23.

14. Goodlad, A Place Called School, p.16.

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A EDUCAÇÃO E O FUTURO - Paulo Castro Seixas Prof.Universit.



in JORNAL PÚBLICO OPINIÃO -24 JANEIRO DE 2012



Há 20 anos atrás, interessei-me pela aprendizagemprofissional dosprofessores e pela suaprópria carreira. Aindaque tenha treinado o meu olhar paraoutras realidades entretanto, as recentesmudanças na escola, espelhode ver e antever o social, são demasiadaspara não se prestar atenção.Há como que todo um programa deum novo mundo cujos códigos nosaparecem com alguma clareza: politização,concentração, comercialização,instrumentalização, exceção,alienação e panoptização.Vejamos com atenção mas de formabreve. As escolas passam gradualmente paraa dependência das autarquias, tornando-se refénsde processos políticos locais completamentealheios ao processo educativo, implicando, porventura,uma análise dos conselhos de escola e dosseus bastidores. Esta politização tornou-se maisforte pela concentração em mega-agrupamentos,aumentando o poder exercido pela massificação edistanciamento face ao lugar central do processoeducativo: a escola e a sala de aula. Um terceiroelemento claro, potenciado pela concentração, éa comercialização do processo educativo tornandoas escolas máquinas de cativação de capital,independentemente dos resultados em termos decultura de escola e de processos educativos. OsCEF e Efas e Profi ssionais, e outros vários processoscomerciais, parecem sobrepor as vantagenseconómicas à missão educativa da escola semgrandes preocupações.Os agentes centrais do processo educativo dehá 20 anos (professores e alunos) foram, assim,instrumentalizados por um distanciamento faceaos processos de tomada de decisão e pela secundarizaçãocompleta da sala de aula face à politizaçãoparoquial e comercialização. Tal processode instrumentalização é enfatizado, no caso dosprofessores, pela exceção contínua do processoeducativo e das suas carreiras (todos os anos,novas diretivas, novos procedimentos, novasmudanças…), retirando ao professor qualquerpossibilidade de reflexividade e de intervenção.No caso dos alunos, à exceção contínua no processoeducativo (exames que havia, deixam de haverpara voltar a haver; avaliações que contavam edeixam de contar para voltar a contar…) acresce acompleta alienação da escola face à aprendizagemparalela que os alunos fazem através do Facebook,por um lado, e, por outro, dos Grand Theft Auto 4,Call of Duty: Modern Warfare 3 e Counter-Strike.Faz lembrar a hipótese antiga do duplo vínculoentre a pertença ao grupo de vizinhança e as suaspequenas/grandes delinquências e a pertençaao grupo escolar e suas regras de classe média.Acontece que agora o grupo de vizinhança e suaspequenas/grandes delinquências ocupam todo otempo livre do aluno na janela do computador emesmo a família de classe média fi cou refém detais aprendizagens.Finalmente, faltava uma arquitetura adequadaa todo este programa à qual a Parque Escolar pareceter dado uma inestimável ajuda. Temos escolashotel-prisão, ensimesmadas como os condomíniosfechados, com alguns elementos de qualidade masmais fechadas e com recreios pequenos, internose com canteiros, pois não convém que os alunosse movam muito para melhor serem vigiados, poisnunca se sabe. De facto, nunca se sabe, pois ocaminho feito deixa ver e antever a própria sociedadeem que vivemos.





Paulo Castro Seixas Professor universitário

(ISCSP, Univ.Técnica deLisboa)




Growing and Learning in Preschool ..

A EDUCAÇÃO COMEÇA EM CASA.


REGULAMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO SEXUAL -NOVIDADE


FALTAS NO CURSO CEF DE BAR E MESA

CURSO DE BAR E MESA - Serviço de Mesa e Bar no Museu da Escola Profissional e Tecnológica da Régua.

EXAMES NACIONAIS E EXAMES DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA - INSTRUÇÕES PARA A INSCRIÇÃO

EXAMES DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO 9º ANO -INFORMAÇÕES GERAIS


Exames de Equivalência à Frequência 9º ano

INFORMAÇÕES GERAIS (Despacho n.º 2237/2011)

Exames de 9º ano de Equivalência à Frequência- alunos autopropostos (com mais de 18 anos):

Datas de inscrição:21 de Fevereiro a 2 de Março de 2011- alunos autopropostos (com mais de 15 anos e que tenham anulado a matrícula):Datas de inscrição:

Nos 2 (dois) dias úteis a seguir à anulação da matrícula- alunos autopropostos (com 15 anos até 31 de Agosto de 2011, que não obtenham aprovação na avaliação Sumativa final de 3º período), obrigatoriamente:

Datas de inscrição:No dia útil a seguir à afixação das pautas de avaliação final de 3º período.Datas do ExameEntre 20 de Junho e 1 de Julho de 2011.

(Época de Setembro)Datas de inscrição:- alunos autopropostos (que tendo realizado os exames na fase de Junho e que não concluiram o ciclo de estudos):

18 a 21 de Julho de 2011.Datas do Exame entre 1 e 7 de Setembro de 2011

Resultados das provas:Até 15 de Julho de 2011. (Prova de Junho)
Processo de Reapreciação: Até 8 de Agosto de 2011Até 13 de Setembro de 2011. (Prova de Setembro)

Processo de Reapreciação: Até 6 de Outubro de 2011


Etre et Avoir - Les devoirs - filme

Orientações relativas às Provas de recuperação por motivo de excesso grave de faltas.




Orientações relativas às Provas de recuperação por motivo de excesso grave de faltas, de acordo com o ponto 2 do artigo 22º da Lei n.º 3/2008 e do Despacho n.º 30265/2008



Artigo 86º -A

Limite de faltas para aplicação da Prova de recuperação



A realização da Prova de Recuperação é obrigatória sempre que o aluno atinja o seguinte número de faltas:

Tratando-se de faltas injustificadas e justificadas

a. No 1º ciclo do EB quando o aluno atinja um número total de faltas correspondente a 3 semanas;

b. No 2º e 3º ciclos do EB e no ensino secundário quando o aluno atinja um número total de faltas correspondente ao triplo de tempos lectivos semanais por disciplina.

Tratando-se de faltas exclusivamente injustificadas

a. No 1º ciclo do EB quando o aluno atinja um número total de faltas correspondente a 2 semanas;

b. No 2º e 3º ciclo do EB e no ensino secundário quando o aluno atinja um número total de faltas correspondente ao dobro de tempos lectivos semanais por disciplina



Artigo 86º -B

Tipo/modalidade de Provas a realizar



. A prova de recuperação a aplicar na sequência de faltas exclusivamente justificadas, ou maioritariamente justificadas, tem como objectivo único diagnosticar as necessidades de apoio tendo em vista a recuperação do aluno, pelo que a prova a realizar não assume as características de “Exame”, devendo ter um formato e procedimento simplificado, podendo assumir as seguintes modalidades: teste escrito, oral, prova prática, realização de um projecto ou de entrevista.

A prova de recuperação a realizar, por faltas exclusivamente injustificadas, pode assumir as seguintes modalidades, tendo em conta o carácter da disciplina: teste escrito, oral, prova prática, realização de um projecto.

.



Artigo 86º -C

Aplicação da Prova



A concepção, aplicação e correcção da prova de recuperação é da responsabilidade do professor titular da turma ou do professor da disciplina, quando se trate do 2º, 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário.

Ao aluno deverá ser dado conhecimento prévio da modalidade da prova, dos conteúdos e competências a testar e da data da sua realização.

A aplicação da Prova deverá decorrer no prazo de trinta dias a contar da data em que o aluno ultrapassou o limite de faltas que determinou a sua aplicação.

4. O procedimento da aplicação da prova de recuperação é registado num modelo da Escola e registado na aplicação informática dos alunos. Concluído o procedimento deverá ser arquivado no processo do aluno pelo Director de Turma.







Artigo 86º -D

Efeitos do resultado da Prova



Da prova de recuperação a aplicar na sequência de faltas exclusivamente justificadas, ou maioritariamente justificadas, não pode decorrer a retenção, exclusão ou qualquer outra penalização para o aluno, apenas medidas de apoio ao estudo e à recuperação das aprendizagens.

Da prova de recuperação a realizar, por faltas exclusivamente injustificadas decorrem os seguintes efeitos:

Se o aluno obteve como resultado “aprovado” retoma o seu percurso normal, sem prejuízo do que vier a ser decidido pelo Conselho de Turma, relativamente ao número de faltas consideradas injustificadas.

Se o aluno obteve como resultado “não aprovado”, o Conselho de Turma pondera a justificação ou injustificação das faltas dadas, o período lectivo e o momento em que a realização da prova ocorreu e, sendo caso, os resultados obtidos nas restantes disciplinas, podendo determinar:

O cumprimento de um Plano de Acompanhamento especial e a consequente realização de nova prova;

A retenção do aluno no âmbito da escolaridade obrigatória ou a frequentar o ensino básico, a qual consiste na sua manutenção, no ano lectivo seguinte, no mesmo ano de escolaridade. A decisão de retenção deverá ocorrer na reunião de avaliação do 3º período e ratificada pelo Conselho Pedagógico.

A exclusão do aluno que se encontre fora da escolaridade obrigatória, a qual consiste na impossibilidade de esse aluno frequentar, até ao final do ano lectivo em curso, à disciplina ou disciplinas às quais não obteve “aprovação” na respectiva prova.





Artigo 86º -E

Não comparência à realização da Prova



A não comparência do aluno às Provas de recuperação a aplicar na sequência de faltas exclusivamente justificadas, ou maioritariamente justificadas, quando não justificada nos termos do artigo 19º da Estatuto do Aluno dos Ensinos Básicos e Secundários, determina a aplicação de nova Prova. Verificando-se a situação recorrente de não comparência injustificada, o Conselho de Turma pode determinar:

a. A retenção do aluno no âmbito da escolaridade obrigatória ou a frequentar o ensino básico, a qual consiste na sua manutenção, no ano lectivo seguinte, no mesmo ano de escolaridade. A decisão de retenção deverá ocorrer na reunião de avaliação do 3º período e ratificada pelo Conselho Pedagógico;

b. A exclusão do aluno que se encontre fora da escolaridade obrigatória, a qual consiste na impossibilidade de esse aluno frequentar, até ao final do ano lectivo em curso, à disciplina à qual recorrentemente faltou de forma injustificada à prova de recuperação.



A não comparência do aluno às Provas de recuperação a aplicar na sequência de faltas exclusivamente injustificadas, quando não justificada nos termos do artigo 19º da Estatuto do Aluno dos Ensinos Básicos e Secundários, determina:



a. A retenção do aluno no âmbito da escolaridade obrigatória ou a frequentar o ensino básico, a qual consiste na sua manutenção, no ano lectivo seguinte, no mesmo ano de escolaridade. A decisão de retenção deverá ocorrer na reunião de avaliação do 3º período e ratificada pelo Conselho Pedagógico.

b. A exclusão do aluno que se encontre fora da escolaridade obrigatória, a qual consiste na impossibilidade de esse aluno frequentar, até ao final do ano lectivo em curso, à disciplina ou disciplinas às quais não obteve “aprovação” na respectiva prova.



O aluno só terá direito a realizar duas provas de recuperação por disciplina e por ano lectivo.



Artigo 86º -F

Justificação das faltas



Da prova de recuperação a aplicar na sequência de faltas exclusivamente justificadas, ou maioritariamente justificadas, serão todas as faltas justificadas dadas pelo aluno até à data que determinou a realização da prova consideradas como “ não contabilizadas”, iniciando-se a partir do zero nova contagem.

Da prova de recuperação a realizar, por faltas exclusivamente injustificadas, quando o aluno obteve como resultado “aprovado”, serão consideradas como “ não contabilizadas”, as faltas injustificadas dadas pelo aluno até à data que determinou a realização da prova, iniciando-se nova contagem.
















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O QUE SÃO OS PEI?

Pei

PROJECTO DADUS

QUEM QUISER ADERIR A ESTE PROJECTO-DADUS- DEVE LER AS INSTRUÇÕES DISPONÍVEIS NO SITE E NO BLOG.

OS LINKS PARA OS MESMOS ESTÃO AQUI.

BOM TRABALHO

O NOVO ESTATUTO DO ALUNO

RELATÓRIO DO DIRECTOR DE TURMA: EXEMPLO

O PERFIL DO DIRECTOR DE TURMA....

Director de turma - Perfil: procura-se

Por Armanda Zenhas| 2006-09-27 in Educare...

Pela sua importância, é um cargo a merecer reflexão em torno da definição de um perfil e uma formação específica e adequada dos professores que o exercem, devendo corresponder a uma promoção na carreira.
Num artigo mais recente, referi-me à importância do papel do director de turma (DT) no apoio aos alunos e aos pais nos anos de transição de ciclo (5.º, 7.º e 10.º), que um estudo recente revela serem aqueles em que se regista maior insucesso. A sua importância, contudo, não se limita a esses anos de escolaridade, fazendo-se sentir durante todo o percurso escolar dos alunos.

Que funções tem o DT? No Decreto-Lei n.º 115-A/98, de 4 de Maio (relativo ao regime de autonomia, administração e gestão das escolas), atribui-se-lhe a função de coordenar o desenvolvimento do então chamado plano de trabalho da turma, posteriormente substituído pelo projecto curricular de turma. Este plano era definido como devendo "integrar estratégias de diferenciação pedagógica e de adequação curricular para o contexto da sala de actividades ou da turma, destinadas a promover a melhoria das condições de aprendizagem e a articulação escola-família" (art.º 36.º, § 1).

Tendo como objecto as estruturas de coordenação referidas no Decreto-Lei n.º 115-A/99, surgiu o Decreto Regulamentar n.º 10/99, de 21 de Julho, no qual estão definidas as funções do DT. Nele se apontam, entre outras competências, "a articulação entre todos os professores da turma e com os alunos, pais e encarregados de educação"; a promoção de "comunicação e formas de trabalho cooperativo entre professores e alunos"; a já referida "coordenação, em colaboração com os docentes da turma, [da] adequação de actividades, conteúdos, estratégias e métodos de trabalho à situação concreta do grupo e à especificidade de cada aluno"; a articulação das "actividades da turma com os pais e encarregados de educação promovendo a sua participação"; e a coordenação do "processo de avaliação dos alunos" (art.º 7º, § 2).

Trata-se, sem dúvida, de funções muito abrangentes e de grande responsabilidade, que apontam para as tarefas de coordenação e de gestão, implicando o estabelecimento de relações interpessoais de diferentes tipos e com diferentes interlocutores. Para adequar o trabalho "à situação concreta do grupo e à especificidade de cada aluno", chamando a ele todos os intervenientes no processo educativo - alunos, professores e encarregados de educação -, o DT tem de acompanhar individualmente cada aluno, mas tem de trabalhar com todos os alunos inseridos no grupo-turma; o DT tem de contactar e colaborar com cada EE no acompanhamento do seu educando, por exemplo em atendimentos individuais, mas tem de trabalhar com o colectivo dos encarregados de educação, por exemplo em reuniões gerais; o DT tem de ir contactando e articulando estratégias individualmente com cada um dos professores da turma, mas tem de o fazer igualmente com o colectivo de professores; finalmente, o DT é ainda chamado a articular, coordenar, conciliar, estabelecer comunicação entre alunos-professores, encarregados de educação-professores, alunos-alunos, professores-professores e até alunos-encarregados de educação.

Que perfil define a legislação para um cargo de tão grande responsabilidade? Estranhamente, nada mais do que o disposto no Decreto-Lei 115-A/98, que apenas diz que o DT deve ser designado, pela direcção executiva, "de entre os professores da [turma], sempre que possível, profissionalizado" (art.º 36.º, § 2.º).

Que competências deve ter o DT? A legislação não o refere. Que formação especifica é dada ao DT? Nenhuma. Diversas razões estão por detrás da escolha dos professores que serão directores de turma e, infelizmente, nem sempre o seu perfil é a prioritária. Entre outras conta-se o jeito que dá, ao fazer o horário, acrescentar ali aquelas horas de redução.

Ser director de turma é um cargo muito importante no acompanhamento do percurso escolar dos alunos e da turma e no estabelecimento de colaboração entre a escola e a família. É um cargo que exige competências de gestão, de coordenação, de comunicação, de relacionamento interpessoal, entre outras.

Pela sua importância, é um cargo a merecer reflexão em torno da definição de um perfil e uma formação específica e adequada dos professores que o exercem, devendo corresponder a uma promoção na carreira. A este assunto voltaremos em artigos futuros.

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FILME DE ANIMAÇÃO SOBRE A SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA...PARTE 2



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LER É SABER

Apresentacão para Reuniao de pais em powerpoint
From: CRE, 8 months ago



Já está disponível no site do PNL a apresentação da reunião de pais. Podem visualiza-la neste slideshare. Vale a pena fazer o upload e divulgá-lo aos pais. Bom trabalho

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A Escola de Gondifelos